Primiero casal de lésbicas a inaugurar o casamento gay em Portugal!

1 entrada / 0 nova
Retrato de Cee
Cee
Offline
Membro desde: 28/01/2008 - 14:43
Primiero casal de lésbicas a inaugurar o casamento gay em Portugal!

Parabéns! :)

LISBOA - Um casal de lésbicas celebrou nesta segunda-feira em Portugal o primeiro casamento gay no país desde a aprovação de uma lei, no mês passado, que autoriza a união oficial de pessoas do mesmo sexo. Teresa Pires e Helena Paixão, que são mães e divorciadas, realizaram uma cerimônia de 15 minutos em um cartório de Lisboa.

- Essa é uma grande vitória, um sonho que vira realidade - disse Teresa, após o casal se abraçar e se beijar, acrescentando que vai continuar a lutar por direitos iguais para os homossexuais, inclusive à adoção. - Agora nós somos uma família. Isso é a coisa mais importante.

Ela e Helena estão juntas desde 2003. As duas tentaram se casar em 2006, mas tiveram o pedido rejeitado por um cartório. Desde então, elas participaram ativamente da campanha pela aprovação da lei ratificada a contragosto pelo presidente de Portugal, Anibal Cavaco Silva, em maio. Com a medida, Portugal se tornou o sexto país da Europa a permitir o casamento de homossexuais. A legislação portuguesa considerava a homossexualidade um crime até 1982.

Teresa Pires e Cristina Paixão na cerimônia de casamento em um cartório de Lisboa - AFP

Na ocasião da ratificação da lei, Cavaco Silva disse que não vetaria o projeto de lei porque a maioria dos legisladores liberais seria contra sua decisão. O projeto foi aprovado pelo Parlamento de Portugal em janeiro e dependia apenas da aprovação do presidente. Para ele, Portugal deveria concentrar-se na luta contra a crise econômica, "em vez de perder tempo".

Fonte: O Globo