A HOMOSSEXUALIDADE É UMA DOENÇA MENTAL OU UM PROBLEMA EMOCIONAL?

1 entrada / 0 nova
Retrato de maranathy
maranathy
Offline
Membro desde: 01/05/2011 - 18:51
A HOMOSSEXUALIDADE É UMA DOENÇA MENTAL OU UM PROBLEMA EMOCIONAL?

Nada disso. Psicólogos, psiquiatras e outros profissionais de saúde mental concordam que a homossexualidade não é enfermidade, doença mental ou problema emocional. Pesquisas científicas bastante objetivas realizadas nos últimos 35 anos mostram que a orientação sexual homossexual em si não está associada a problemas sociais ou emocionais. No passado, pensava-se que a homossexualidade fosse uma doença mental porque profissionais de saúde mental e a sociedade tinham informações preconceituosas a respeito da homossexualidade, já que a maioria dos estudos apenas envolviam lésbicas e homens gays neuróticos em tratamento psicoterápico. Quando os pesquisadores examinaram dados sobre pessoas gays que não se encontravam em terapia, constataram ser falsa a idéia de que a homossexualidade era uma doença.

Em 1973, a Associação Psiquiátrica Norte Americana (APA) confirmou a importância da nova pesquisa, retirando o termo homossexualismo do manual oficial que lista todas as doenças mentais e emocionais. Em 1975, a Associação de Psicologia Americana aprovou uma resolução apoiando esta decisão. As duas associações estimulam todos os profissionais de saúde mental a ajudarem a banir o estigma de doença mental que alguns profissionais e pessoas ainda associam à orientação sexual.

Desde a desclassificação da homossexualidade como doença mental, esta decisão foi subseqüentemente reafirmada por descobertas adicionais de outras áreas de pesquisa. Em 1984, a Associação Brasileira de Psiquiatria aprovou a seguinte resolução: "Considerando que a homossexualidade não implica prejuízo do raciocínio, estabilidade e confiabilidade ou aptidões sociais e vocacionais, opõem-se a toda discriminação e preconceito contra os homossexuais de ambos os sexos .

Em 1985, o Conselho Federal de Medicina e, em 1994, a Organização Mundial de Saúde excluíram definitivamente da classificação internacional de doenças o código 302. que até então rotulava a homossexualidade como "desvio e transtorno sexual".

bjs amores :* :* :* :* >:) >:) >:) :* >:)