Assumir-se como lésbica no emprego

Mulher em reunião

Muitas lésbicas que já se assumiram perante os seus amigos e famílias ainda não fizeram no seu local de trabalho. Esta situação pode ser perfeitamente compreendida dado que poderá ser completamente aterradora. Embora a lei não permita o despedimento baseado na orientação sexual, a verdade é que pode acabar por ser despedida por outra pequena causa qualquer que não aconteceria no caso de não se ter assumido como lésbica. Antes de se assumir no seu local de trabalho considere os prós e os contras desta decisão.

Prós de se assumir no seu local de trabalho:

  • Não terá de mentir mais acerca da sua melhor amiga, ou relativamente onde vai ou o que vai fazer durante o seu tempo livre.
  • Poderão acabar-se as piadas rudes acerca de lésbicas ou gays pela parte dos seus colegas.
  • Poderá tornar-se mais próxima dos seus colegas, depois de ter sido mais aberta acerca de si própria.
  • O stress de ter de esconder uma vida ou mesmo de sentir que vive uma vida dupla irá desaparecer.
  • A sua confiança e a sua performance no emprego poderão melhorar.
  • O stress de ter de esconder uma parte de si pode desaparecer.

Contras de se assumir no local de trabalho:

  • Poderá acabar por se sentir num ambiente mais hostil.
  • A sua probabilidade de ser despedida por um motivo menos provável aumenta.
  • Alguns colegas poderão tratá-la de forma diferente depois de saberem que é homossexual.
  • Só porque se assumiu no seu local de trabalho não quer dizer que os seus colegas a tratem de uma maneira mais justa.

Antes de se assumir no seu local de trabalho

Antes de tomar esta decisão certifique-se que está preparada para enfrentar as possíveis consequências que esta decisão poderá implicar. Depois de se assumir não pode “desassumir-se”. Deve sempre esperar o melhor, mas também deve estar preparada para reacções menos positivas da parte dos seus colegas de trabalho.

Avalie a situação e pondere bem. Avalie o ambiente de trabalho em que vive; se o seu ambiente de trabalho envolver um ambiente homofóbico, machista, ou mesmo muito conservador, assumir-se neste tipo de ambiente talvez não seja a melhor das ideias, e muito menos deve imaginar que mudará o tipo de mentalidades dos seus colegas pelo facto de se assumir.

Existem outras lésbicas, ou gays assumidos no seu local de trabalho? Se a resposta for positiva, tente falar com eles e perceber o tipo de reacções que tiveram no momento em que se assumiram.

Se o seu patrão é alguém homofóbico, ou que à partida saiba que vais reagir mal à sua comunicação, talvez assumir-se não seja a melhor decisão.

Acima de tudo pondere bem as consequências e a sua capacidade de lidar com elas, seja qual for a sua decisão certamente saberá decidir o melhor para si e para a sua vida.